História

por Interlegis — última modificação 13/07/2016 21h24
Pontal do Araguaia-MT

Etimologia – Pontal – Palavra híbrida, junção do termo “ponta” e do sufixo “al”. O termo “ponta” vem do latim “puncta”. O sufixo nominativo “al”, origina-se do latim “ale”, significando coleção ou grande quantidade : designa ponta de terra que avança ou penetra um pouco no rio(ABHF).do – contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Araguaia – Origina-se do tupi “a’ra”, refere-se a arara, ave da família das Psitácidas, de cauda longa, pontuda e bela plumagem + “gwaya”, que significa manso ou domesticado: arara mansa de cauda longa e bela plumagem. (Do livro Cidades de Mato Grosso – Origem e Significado de seus Nomes, pág. 113)
            A bela denominação Pontal do Araguaia, vem do desenho da forma geográfica do município, como uma ponta, situando-se entre os rios Garças e Araguaia. É um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º50'43" sul e a uma longitude 52º00'33" oeste, estando a uma altitude de 370 metros. Sua população estimada em 2011 era de 6092 habitantes.
Possui uma área de 2764,71 km².
            As origens de Pontal do Araguaia remontam à abertura de fazendas no século passado, seguida de atividades garimpeiras. A propaganda do diamante atraiu muita gente à região, principalmente goianos, mineiros e baianos.
             Proliferavam os garimpos. A região também foi ativada por extratores do látex da árvore do cerrado - a mangaba.
             A igreja católica foi a primeira instituição a contribuir socialmente com o antigo distrito de Pontal do Araguaia. Percebe-se que seus povoadores tinham a preocupação em preservar sua identidade cultural, resistindo à nova leva de migrantes que chegaram ao município, notadamente sulistas.
             A Lei Estadual nº 5.097, de 20 de Dezembro de 1991, criou o município de Pontal do Araguaia.