IBGE realiza reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 em Pontal do Araguaia

por Konrad Felipe / Assessoria — publicado 06/09/2019 18h22, última modificação 06/09/2019 18h22
A Câmara Municipal de Pontal do Araguaia sediou, na tarde de quinta-feira (5/9), uma reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. A reunião aconteceu no plenário e reuniu Vereadores e Secretários Municipais de Pontal do Araguaia.

A reunião, organizada pelo representante de Área do Censo Demográfico 2020, Ricardo Litran, teve como objetivo dar transparência à operação do censo demográfico no município, firmar parcerias e aproximar a execução do censo da comunidade local e todo apoio da equipe da Prefeitura Pontal do Araguaia.

O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e é um dos trabalhos que mais identifica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele ocorre a cada dez anos e os dados coletados sobre cada município servem de base para a aplicação das políticas públicas e privadas. Isto faz com que as respostas das pessoas que respondem aos questionários dos recenseadores sejam tão importantes e precisem ser totalmente de acordo com a realidade de cada habitante entrevistado.

O IBGE informa que é extremamente importante que a comunidade receba os recenseadores e informa que eles estarão devidamente identificados com colete, crachá, boné e um smartphone para a coleta das informações. As respostas aos questionamentos não serão anotadas em papel. Em caso de dúvidas, o habitante poderá ligar para o 0800 que constará no uniforme e confirmar a identidade do recenseador.

O presidente da câmara, vereador Leandro Cardoso (PSB), colocou-se à disposição do IBGE para auxiliar no que for necessário para que este trabalho seja desenvolvido no município, salientando a importância do censo e solicitando que os vereadores, secretários municipais e demais representantes de entidades unam-se na divulgação do censo.

“O processo de recenseamento começará em breve, mas precisamos ir divulgando para quem tiver interesse em participar deste trabalho que acompanhe a divulgação dos editais de processo seletivo e que, depois, recebam os recenseadores e forneçam as informações necessárias para que, através do censo, possamos ter dados atualizados sobre a nossa população pontalense”, salienta o presidente da câmara, Leandro Cardoso.